Cuidados em Casa

Cuidado em casa consiste em prover a atenção à saúde de pessoas doentes, de alguma forma incapacitadas ou com doenças crônicas de qualquer idade, que sejam dependentes de assistência em seu domicílio, proporcionando condições para tratamento efetivo.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a assistência domiciliar caracteriza-se por um conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e continuadas desenvolvidas em domicílio.

A assistência domiciliar é realizada com vistas à promoção, manutenção e/ou restauração da saúde da pessoa dependente, com o objetivo de favorecer sua independência e preservar sua autonomia.

Trata-se de uma assistência que surgiu em resposta à individualização da assistência prestada; aliada à possibilidade da pessoa dependente/família manter maior controle sobre o processo de tomada de decisões relacionadas ao cuidado; à consequente diminuição dos custos quando comparados domicílio e hospital; redução dos riscos de infecção hospitalar; bem como ao maior envolvimento da família no planejamento e execução dos cuidados necessários.

A possibilidade de continuidade do tratamento de saúde na privacidade do domicílio permite a retomada da rotina diária da pessoa dependente e familiares, e possível diminuição do estresse e melhora das condições de saúde, pois quando a hospitalização é prolongada há alterações nos hábitos de vida do dependente, afastando-o dos seus familiares, dos amigos, e de seus objetos pessoais, além do risco de infecção hospitalar.

A assistência domiciliar pode se apresentar de três formas: a preventiva, que busca evitar o adoecimento ou mesmo o agravamento de doenças já existentes, a terapêutica, quando o tratamento é oferecido até receber alta médica, e a paliativa, que proporciona tratamento para pessoas com patologias sem perspectiva de cura visando uma melhor qualidade de vida. Normalmente a modalidade de assistência terapêutica é a mais praticada, e configura-se como uma importante estratégia para que o cuidado no domicílio ocorra de forma confortável, segura e humana.

A assistência domiciliar surge como alternativa que beneficia especialmente idosos com doenças incapacitantes e dependentes da ajuda de cuidadores por longo tempo, que se encarregue de seus cuidados básicos.

Torna-se importante o estudo dos processos envolvidos na assistência domiciliar para identificação das necessidades das pessoas dependentes e seus cuidadores visando a melhoria da qualidade de vida dos mesmos.

Várias instituições adotam tal modalidade de atenção à saúde para atender as pessoas em seu domicílio, em consonância com a proposta da assistência domiciliar.

 

 

 

   

Artigos e Dicas

Aqui você encontrará alguns assuntos sobre nossa área de atuação e servirá para enriquecer o seu conhecimento e também tirar a suas dúvidas. 


   

Formas de Pagamentos

  

 

 

  

 

 

 

 

   

Nossa Localização


Avenida Paulista, n° 1765
7°andar - Conj. 72 - Bela Vista
CEP: 01311-200 - São Paulo - SP


Fones (11) 2348.5337
                 (11) 96732.0078 
                  (11) 95192.7898 
 


Clique aqui para ver o mapa.

   

Visite nosso Facebook

   

Visite nosso Instagram



cuidadoresbr

 

 

 

   



© 2020 - Cuidadores Brasil