Benefícios do Esporte

Quando o interesse pela prática esportiva aparece, muitas vezes é com a intenção de emagrecer, enrijecer e tornear os músculos e, em raros casos, melhorar a flexibilidade. Entretanto, o esporte pode contribuir positivamente em outros aspectos, como melhorar a autoestima, combater a indisposição e até mesmo aprimorar a memória, sem contar que é capaz de prevenir contra algumas doenças como hipertensão, osteoporose e diabetes.


Exercícios podem ser considerados o inimigo número um da preguiça. Embora a atividade física canse o corpo, ele tem efeito inverso nas horas seguintes, pois aumenta o nível de adrenalina no organismo, dando mais disposição. Por outro lado, também proporciona uma boa noite de sono, motivada pela endorfina (neurotransmissor que atua como analgésico e traz sensação de bem-estar) liberada durante os exercícios. No entanto, é importante evitar a prática minutos antes de ir para a cama.

A prática ajuda a estimular a liberação de serotonina e dopamina, hormônios que melhoram o humor. Embora a relação entre exercícios e diminuição da ansiedade ainda não esteja totalmente comprovada, tudo indica que a concentração no treino ajuda a esquecer, por algum tempo, os problemas geradores de ansiedade, o que já pode ser considerado um grande benefício.

Esportes coletivos, particularmente, facilitam o convívio social, uma vez que a prática depende da interação entre os integrantes. Até mesmo as atividades consideradas individuais, como corrida ou natação, têm modalidades em grupo que podem ser praticadas em companhia de outras pessoas.

Órgãos também são outros grandes beneficiados. O sistema nervoso central, por exemplo, tem seu funcionamento melhorado, contribuindo para a produção de neurônios nas regiões associadas ao aprendizado e a memória. De acordo com uma pesquisa feita pela Unicamp (Universidade de Campinas), praticar esportes pode favorecer o bombeamento de sangue para o cérebro, estimulando a criação de novas conexões entre os neurônios e aumentando a capacidade de comunicação entre as células nervosas. Consequentemente, o processo deixa o raciocínio mais rápido e melhora a memória, prevenindo contra doenças como Alzheimer e outras demências.

Já os pulmões têm sua capacidade de consumo de oxigênio e a resistência respiratória melhorada, ao mesmo tempo em que ocorre o fortalecimento da musculatura que o envolve. O coração também é beneficiado porque a capacidade circulatória e a vascularização de quem pratica exercícios são muito mais desenvolvidas do que nos sedentários, o que faz com que exista melhor controle da pressão arterial e redução da frequência cardíaca em repouso, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares3.

E os pontos positivos não param por aí. Pesquisas têm comprovado que os praticantes de atividade física tendem a apresentar menor incidência da maioria das doenças crônico-degenerativas. A explicação tem origem exatamente na série de benefícios fisiológicos e psicológicos decorrentes da prática regular do exercício. As principais condições clínicas combatidas são: doença aterosclerótica coronariana, hipertensão arterial sistêmica, AVC (Acidente Vascular Cerebral), doença vascular periférica, obesidade, diabetes melito tipo II, osteoporose e osteoartrose, cânceres de cólon, mama, próstata e pulmão, ansiedade e depressão.

Lembre-se: o sedentarismo é condição indesejável e representa risco para a sua saúde. A prática regular de atividade física, em contrapartida, é capaz de preservar e melhorar a qualidade de vida. Mas embora seja de extrema importância, algumas pessoas possuem limitações que as impedem de praticar determinados esportes. Por isso, antes de começar a fazer algum exercício, faça uma visita a um médico. Somente um profissional está habilitado a analisar seu estado de saúde e recomendar uma forma segura de aprimorá-la. 

 

 

   

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